Hoje eu vou falar sobre o Postcrossing. Em 2006 eu participava de vários grupos de troca de cartas pelo mundo, e foi aí que conheci o Postcrossing, um site destinado a troca de cartões postais de forma aleatória. Vou explicar como funciona:
Primeiro escolhemos a opção de enviar um cartão postal. Daí recebemos no nosso email a pessoa escolhida de forma aleatória, de qualquer país, junto com informações como o endereço e um pequeno resumo (Bio) da pessoa, além do Postcrossing ID, que é um número de identificação único para cada cartão a ser enviado. Esse número é muito importante, pois devemos escreve-lo no cartão para que possamos controlar o envio e a chegada corretamente.
Ao enviarmos o postal, avisamos no site (com o ID) que o cartão foi enviado, e a pessoa, ao receber, vai informar com esse mesmo ID que recebeu. Assim criamos um mapa e uma estatística de todos os lugares que enviamos e recebemos os postais, é muito divertido.
No momento em que a pessoa que recebe seu cartão insere o ID avisando o recebimento, nosso login fica disponível a ser enviado para qualquer pessoa, de qualquer país que solicitar um envio. A princípio não são sorteadas pessoas do mesmo país, a não ser que opte por isso nas configurações do perfil.
Como eu tinha meu cadastro de 2006, e depois que me mudei acabei parando de trocar cartões, meu perfil foi desativado, mas hoje, vendo minha caixa de postais, me deu vontade e fiz novamente um cadastro. O máximo de postais a serem enviados de uma só vez são 5 – eu prefiro enviar os 5 de uma vez para poupar idas aos correios – mas pode-se enviar apenas um para testar. Hoje mesmo vou comprar alguns cartões a serem enviados. Os países que sorteei foram: China, EUA, Russia ❤, Ucrânia e Alemanha. Logo 5 pessoas desses países estarão recebendo meus cartões. Depois farei um post com os que eu vou enviar. Vou tentar arriscar meu russo! Será que consigo?
A vantagem do Postcrossing é que, para quem tem a vida corrida, um cartão postal não dá tanto trabalho como escrever uma carta. Apenas colocamos algumas frases sobre a cidade em que moramos, ou um pouco sobre nós, mas também já recebi cartas grandes anexadas ao postal. Fica do gosto de quem escreve. Agora vou mostrar um pouco minha coleção que fiz em 2006.
Quem quiser conhecer, meu perfil no Postcrossing é esse aqui.
[…] já falei aqui sobre o Postcrossing, que é um site de troca de cartões postais do mundo inteiro. Eu comecei a trocar cartões (e […]
[…] que pintei para guardar cartões postais que troco no Postcrossing. Tenho em torno de 30 ou mais. A imagem que utilizei para a caixa é do filme Encouraçado […]