Categorias: Comportamento

Perfeccionismo X Impulsividade

Hoje eu estava pensando sobre o perfeccionismo. Já falei aqui sobre os tipos de procrastinadores e às vezes um está relacionado ao outro.

Quando me planejo para fazer algo, em alguns casos eu tenho a mania de querer organizar tudo, deixar o ambiente em perfeitas condições para começar uma atividade. Por outro lado, às vezes sou apressada querendo tudo pra ontem. Vocês podem imaginar a confusão que isso causa em mim!

Quando escrevi no Twitter que estava cansada do layout do Vida Minimalista, 10 minutos depois eu já estava com o editor aberto, paleta de cores na mão e com o blog fora do ar para manutenção. Era meia noite, mas eu precisava fazer a mudança, ou eu nem conseguiria dormir direito.

No entanto, quando vou estudar, preciso organizar todo o meu ambiente de estudo. Pego tudo o que preciso, separo o material, arrumo a superfície, pego uma garrafa de água, respondo um email para não ficar pendente e quando vejo, o tempo que passei estudando foi mínimo, apesar de produtivo.

Notamos que nenhum dos extremos é bom. No caso da impulsividade, podemos nos precipitar e produzir algo com detalhes pendentes. Já com o perfeccionismo nos estudos, posso perder um grande tempo apenas organizando e produzindo pouco.

Há pessoas extremamente impulsivas assim como há pessoas extremamente metódicas e é muito importante fazer uma autoanálise pra identificar se possuímos essas características. Agir dessa forma em momentos isolados é normal. Ou somos movidos pela emoção, ficando empolgados com uma novidade ou em alguns casos queremos dar o melhor de nós, postergando uma ação. Apenas temos que observar se algum dos dois extremos é constante em nossas vidas, para que não façamos as coisas sem planejamento nem que planejemos demais a ponto de não fazê-las.

E você, se identifica em alguma dessas características?

imagem: Getty

]]>

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

12 comentários

  1. Oi Camile, tudo bem?
    Me identifiquei com seu post, pois sou muuuito metódica. E sofro muito por isso. Me cobro demais, quando não consigo fazer as coisas pelos meus métodos fico chateada, emburrada e mal humorada. Acho que esse é meu maior defeito. Rs.

    1. Juliana, às vezes precisamos de uma autoavaliação pra ver o que podemos mudar. Se você já tem consciência de que isso às vezes te faz mal, já é um bom começo pra tentar fazer uns ajustes. Sei que nem sempre é fácil, mas vale a pena tentar quando não nos faz bem. =)

  2. No meu caso eu gosto de fazer o melhor possível (um pouco de perfeccionismo) mas sem perder tempo (ansiedade). Se eu consigo tudo bem, senão fico frustrado. Pelo menos isso passa…

    1. Thadeu, uma dose de perfeccionismo e ansiedade pra realizar logo as tarefas faz bem. O que não dá certo (e nos prejudica) é o excesso em ambos os lados. E que bom que isso passa =)
      Obrigada pela visita!

  3. Olá Camile,
    Visito seu blog sempre que posso e isso me ajuda muito. Li seu post sobre procrastinação e me identifiquei muito. Procurei tratamento psicológico e descobri que meu grau está avançado. E fez muita diferença ser diagnosticada, a frustação diminuiu bastante.
    Atualmente anda fugindo do tratamento e a cada dia que passa minha vida fica mais transtornada de tarefas à fazer. Mas sempre que leio seu blog, crio forças e lembro que o tempo não gira ao meu favor e que não para. Ai me reorganizo e coloco as coisas em ordem. Como é uma luta diária, espero vencer no final.
    Obrigada!

    1. Amanda, você não sabe o quanto me alegra ler que estou ajudando alguém com meus textos! Vejo que você sabe como melhorar, mas que no momento está sofrendo por ter abandonado o tratamento. Não seria bom procurar ajuda novamente, se isso te causa transtornos? Sei que é uma luta diária, acho que para todos! Mas não vamos desanimar, continuemos firmes nessa!
      Volte sempre =)

  4. Impulsiva, demais. Sou como vc em relação ao layout do site, mas em tudo. Preciso respirar fundo e me segurar, mas na maioria das vezes não consigo.

    1. Cla, também tento me segurar, mas nem sempre dá certo. Quero ver as novidades funcionando logo, quero resolver as coisas no momento e quando não consigo eu persisto até dar certo. Isso pode ser bom, mas em alguns casos pode não ser. Temos que aprender a segurar um pouco a ansiedade!
      Obrigada pela visita!

  5. Parece que você me conhece, sou exatamente assim, exatamente nessas situações.
    Estou num momento de descobertas, talvez autoconhecimento, e ainda sem respostas.
    De qualquer forma, estou adorando o blog 🙂
    Beijo