Hoje pensei em fazer algo diferente: desenhar. Havia muito tempo que eu não pegava papel e caneta pra rabiscar e acabei me surpreendendo com o resultado. Sempre fui daquelas que até o boneco palito sai feio e depois que conheci diversos ilustradores quando trabalhei na Rio Comicon 2010 – e tenho amizade com eles até hoje – acabei conhecendo um pouco mais sobre esse ramo, nunca antes desbravado por mim.
Tenho dois amigos muito queridos e que são fantásticos, o Hamilton Kabuna e o Diego Novaes, que me ensinaram muita coisa sobre esse meio artístico. Ambos são ótimos profissionais, muito talentosos e fico feliz em tê-los conhecido. O Diego uma vez me disse que cada artista tem seu traço e às vezes o que achamos que é um defeito, por não estar nos padrões que vemos por aí, pode ser um estilo próprio. Não tenho um estilo próprio (acho que o que tenho mesmo são defeitos) mas nunca iremos aprender a desenhar se não praticarmos.
Com papel e caneta na mão, comecei pelo meu personagem, criado em 2010: O Pinto Zé. Já publiquei umas tirinhas que fiz dele há alguns anos, mas que por algum motivo que não lembro qual, acabei o abandonando. Ele é um pinto feio, coitado, mas muito inteligente e com um ótimo coração, além de ter uma ingenuidade característica dele. Preciso desenhá-lo mais vezes!
Essa torta fui inventando, comecei pelos cabelos e deu nisso. Ok, os olhos, boca e nariz ficaram bem estranhos, mas pra quem nunca soube desenhar bem rosto, mãos e pés, achei que deu pro gasto. Lembrando que não sei desenhar! Foi uma tentativa apenas.
Esse desenho fiz a partir de uma foto minha, na qual uso um vestido azul escuro estampado e minha bolsa rosa enquanto seguro minha câmera. Claro que é um desenho estilizado, não corresponde muito à realidade (sou nível iniciante) mas fiquei feliz em conseguir desenhar um ser humano com menos cara de mangá. Ou não…
Não é o melhor desenho do mundo, está torto, mas é o meu desenho ❤. Ou o que mais me alegrou em fazer. Curti cada segundo olhando para uma fotografia do Kremlin, de Moscou e tentando fazer algo parecido. Claro que alguns detalhes foram suprimidos, afinal, não é uma cópia fiel mas fiquei bem feliz ao ver o resultado final e só parei porque minha caneta começou a dar sinais de falhas. Acho que amanhã vou na papelaria comprar outra e, quem sabe, um bloco de desenhos. Pelo menos acho que encontrei um hobby gostoso e que não me cobro tanto.
Uma coisa que percebi é que muitas vezes olhamos para algo e vemos tudo como uma massa, uma coisa só, e só quando vamos tentar desenhar é que prestamos atenção na riqueza de detalhes. Acho que esse olhar é muito importante pra quem vai desenhar ou pra qualquer pessoa mesmo, pois quando vivemos em um ambiente estamos tão acostumados com o que está em volta que raramente distinguimos os detalhes. Já tentou desenhar seu quarto pra saber de cada detalhe que tem nele? Tente!
Prometo colocar mais fotos de outros desenhos quando os fizer. Assim é bom, pois poderei acompanhar meu avanço ao longo do tempo, até porque me animei tanto que acho que vou começar a pesquisar sobre o assunto. Pode deixar, compartilharei com vocês minhas novas descobertas!
Até mais =)
Não consigo achar que desenho bem, sempre olho pras desenhistas de verdade e fico babando. Mas vou treinar mais, quem sabe eu chego lá! =]
Que bom que te inspirei! Pegue e desenhe! Faz um bem danado pra criatividade =]
Obrigada, Juliana!
Beijos! =]
Você desenha MTO bem!
Nossa, amei!
Vc desenha muito bem! me deu ate vontade de pegar lapis de cor e comecar a pintar tudo!
bjo
Lindos desenhos, você tem potencial!
Beijo;*