Sempre me pergunto se realmente somos uma espécie evoluída. Afinal, o que é evolução? Segundo a biologia, evolução é quando ocorre uma mutação genética alterando as características nas gerações posteriores. Através das mutações pode-se adaptar ao local ou não. Alguns tipos de mutação são consideradas benéficas para a espécie, fazendo com que sobrevivam por mais tempo em determinado local.
Há porém, as mutações deletérias. Estas são aquelas que conferem uma característica aos descendentes de uma espécie, que faça com que haja sua extinção. A seleção natural ocorre através das diferentes mutações e adaptações da espécie no ambiente.
O que é praga? Praga nada mais é que uma espécie que consome seus recursos naturais, e logo após migra, para consumir e destruir outro ambiente, e assim sucessivamente. Após esgotarem os recursos – os quais essas espécies não têm a consciência de que são finitos – entram em luta pela sobrevivência e se autoexterminam.
Alguma semelhança com a espécie humana? O ser humano, ao meu ver, não passa de uma mutação deletéria que não tem recursos físicos de autoproteção. Não temos uma carcaça rígida para proteger todo o tecido mole exposto. Não temos agilidade para fuga. Não temos asas para voar, muito menos garras e dentes para ataque e defesa. E foi com essa fragilidade que a espécie desenvolveu recursos para proteção, como agrupar-se em cavernas e confecção de lanças e outras armas.
Evoluímos tanto que chegamos ao ponto em que estamos: Prédios, sobreposição de moradias, verticalização. O excesso de população, a distribuição desigual de riquezas e exploração inconsequente dos recursos naturais nos fizeram ser o que somos hoje. Seres humanos evoluídos (?) que vivem num ritmo frenético, trabalhando como escravos do dinheiro para garantir uma boa aposentadoria.
Que espécie evoluída é essa, que destrói o ambiente, esgota recursos, migra para destruir outro lugar, explora, disputa e mata? Não seria isso um conceito de praga?
Que espécie evoluída é essa que se acostuma com a miséria, que não se importa em destruir milhares de vidas em nome do dinheiro, de um deus ou de um ideal?
Que espécie evoluída é essa, que tem a prepotência de achar donos dos recursos naturais, manipulando-os e comercializando em troca de moedas e poder?
Não sei se algum dia já fui um pássaro, um cão ou uma árvore. Eu só sei que nascer pertencendo à espécie humana é, sem dúvida, angustiante e vergonhoso.
Somos mesmo seres evoluídos? Ou estará a nossa espécie com os dias contados?