Hoje vou falar sobre o filme/documentário que assisti ontem: REDS.
O documentário estrelado por Warren Beatty, Diane Keaton e Jack Nicholson conta a história de John Reed, importante e radical jornalista Norte-Americano que ficou conhecido por cobrir diversas greves de trabalhadores e manifestações da Revolução Mexicana. Enviado à Europa para fazer a cobertura da Primeira Guerra Mundial, acabou se envolvendo com a Revolução Bolchevique, partindo então para a Rússia, onde conheceu Lenin, Trotsky e outras personalidades importantes da revolução.
O filme mostra também seu relacionamento com Louise Bryant, jornalista e escritora simpatizante do movimento feminista, por quem se apaixonou ainda em Portland. Reed tornou-se uma figura importante para o Partido Socialista dos EUA, ajudando na fundação do Partido Comunista dos Trabalhadores, disputando seu reconhecimento e legitimação pelo recém formado Communist International (Comintern), ou Internationale.
O jornalista é autor de um dos livros mais importantes como registro jornalistico. Dez dias que abalaram o mundo é um testemunho de quem viveu em meio aos acontecimentos da Revolução Russa, sendo considerada a obra que inaugurou a reportagem do jornalismo moderno, além de ser um clássico livro para quem quer compreender de perto os detalhes da Revolução Bolchevique.
O documentário é do gênero drama biográfico e tem 194 minutos. Embora longo, valeu muito à pena assisti-lo até o final. A dica é assistir o filme e depois ler Dez dias que abalaram o mundo. Conhecer as condições em que a obra foi escrita torna a leitura muito mais interessante e realista.
Rate: ♥♥♥♥♥
Print de algumas cenas: