No último sábado, dia 10 de dezembro, participei de um workshop de Ayurveda ministrado por Flávia Seabra. Como eu sempre falo, a Índia é o berço de muitos conhecimentos, uma ciência ímpar, e que fico muito feliz em conhecer, a cada dia, um pouco mais de sua tradição, cultura e sabedoria.
Ayurveda significa, em sânscrito, ciência da vida (ayur=vida, veda=ciência, conhecimento). É o sistema tradicional de saúde praticado na Índia que há milênios tem sido aplicada e difundida no mundo com muito sucesso. Há, inclusive, diversos casos em que a medicina ocidental não deu conta, mas que o Ayurveda, com todas as suas ferramentas de alimentação, rituais, massagens, meditação e yoga, trouxe cura a quem já estava desperançoso, como foi o caso da própria Flávia que ministrou o workshop e da conhecida Laura Pires, autora do livro O sabor da harmonia.
Rotinas Ayurvédicas
Chamamos de Dinacharya a rotina ayurvédica, que são os rituais para desintoxicar e fortalecer o corpo e a mente, aumentando o prana. Segundo a tradição, nosso corpo sofre influências dos horários do dia, das estações do ano, da temperatura e claro, da alimentação. Por esse motivo, é de extrema importância que estabeleçamos uma rotina para que possamos regular nossos ciclos, nossa digestão e as energias que circulam em nosso corpo.
“O Ayurveda aconselha um estilo de vida bem regrado. De manhã até a noite.Acordar cedo, com o nascer do sol, cuidar da higiene, ter as refeições nos horárioscertos – café da manhã, almoço e jantar – e dormir sempre no mesmo horário.Este é o segredo da boa saúde” ~ Shiva Prasad
O melhor horário para acordar é antes do nascer do sol, no período chamado Brahma Muhurta (antes das 6hs). Neste período estamos sob a influência do Vata (vento), sendo um período auspicioso para meditar, fazer a limpeza do corpo e se preparar para o dia. Após as 6hs da manhã, entramos na influência Kapha (até as 10hs), o que nos torna mais pesados, lentos, dificultando o despertar do organismo trazendo uma sensação de letargia.
Como começar bem o dia?
Para começar o dia com pé direito e disposição, a Ayurveda recomenda que, dentro das possibilidades de cada um, façamos o seguinte ritual matinal:
- Acordar no Brahma Muhurta (antes das 6hs da manhã)
- Demonstrar gratidão pela vida ou por algo específico
- Fazer as eliminações (evacuar, urinar, escovar os dentes, raspar a língua, tomar banho)
- Tomar uma xícara de água morna com 10 gotas de limão em jejum para estimular o fogo digestivo (agni)
- Praticar asanas e pranayamas (yoga) e meditação
- Planejar o dia (mentalmente ou escrevendo)
- Tomar café da manhã
Eu sei, muitos podem olhar essa lista de rotinas e pensar: “mas eu não tenho tempo pra fazer isso tudo”, ou “jamais conseguiria acordar tão cedo” e eu concordo que nem todos podem mudar, de um dia pro outro e estabelecer essa rotina no dia-a-dia. No entanto, se aos poucos começarmos a tentar acordar um pouco mais cedo e ir incluindo alguns hábitos benéficos, vamos sentindo a transformação em nossos corpos e mente. Uma dica é colocar o despertador 30 minutos mais cedo a cada semana e tentar se deitar um pouco antes pra acompanhar os novos hábitos. Só de irmos pra cama mais cedo, nosso corpo já entende que é o momento de relaxar.
E você, que horas acorda? O que faz pela manhã?
Oi Camile, tudo bem?
Que paz me dá ler o seu blog. A cada post sinto vontade e capacidade enormes de me tornar alguém melhor, com hábitos saudáveis e mente tranquila. Gostaria que você soubesse que sua escrita leva isso às pessoas.
Em relação ao post, achei interessantíssima a rotina. Adorei a sensibilidade de você ter frisado “dentro das possibilidades de cada um”, porque logo pensei no meu pai, que trabalha das 19h às 07h, e já não poderia “acordar” antes do nascer do sol. Creio que algumas adaptações são necessárias e não invalidam o comprometimento das pessoas, certo? 🙂
Eu já tinha lido a respeito da água morna com limão, inclusive já tinha me proposto a tomar em jejum diariamente. Não sei te dizer o porquê de ainda não ter iniciado, vi que faz muito bem para a imunidade, algo que tenho precisado fortalecer.
Obrigada pelo post, e por manter este blog cheio de luz!
Beijo!!
Camile
Já acompanho o teu blog à algum tempo e cada vez estou mais fascinada 🙂
No final de 2016 também eu decidi começar a ter rotinas novas de manhã e levantar-me mais cedo para fazer meditação, planear o dia etc. mas é tão dificilll não é impossível 😉
Bjinho <3