Hoje vou falar um pouquinho da língua Japonesa, ou melhor, Nihongo, e vou explicar algo que muitos têm dúvidas: o “alfabeto”. Para quem ainda não sabe, na verdade, não há um alfabeto japonês, como o nosso com suas letras independentes, mas sim um silabário. Cada símbolo representa uma sílaba (no caso dos kanas) e pode ser dividido em dois tipos:
Kana
a) Hiragana – Sílabas básicas, por onde todo estudante (inclusive os japoneses) iniciam seus estudos. Praticamente toda palavra pode ser escrita com hiragana. É o básico do básico, o primeiro silabário a ser aprendido. Notem que a ordem das vogais é A I U E O, um pouco diferente da nossa.
b) Katakana – Como o nihongo absorveu muitas palavras estrangeiras, como gasolina, sorvete, sofá e etc., usa-se o katakana para representar tais palavras estrangeiras e os nomes próprios.
Kanji
O Kanji é a escrita proveniente da China. Portanto, é bem antiga e não é por sílabas, mas sim, por ideias e por isso são chamados ideogramas e não silabários. Cada um desses ideogramas representa uma ideia ou uma palavra inteira, e por isso, dependendo do nível de instrução do leitor, é colocada logo acima do Kanji como se pronuncia a palavra em hiragana, pois como já mencionei antes, é o modo mais fácil de ler. Como aprender Kanji é mais avançado, deixarei para explicar em uma outra oportunidade.
Abaixo vocês podem conferir a tabela dos Hiraganas e Katakanas. Sugiro que imprima e leve sempre com você, até aprender todos eles. O ideal é que aprenda primeiro o Hiragana e depois o Katakana, para não confundir um com o outro. Reparem como o Hiragana possui traços mais curvos enquanto que o Katakana possui mais retas. Essa é uma diferença possível de perceber em um texto que contenha as duas formas de escrita.
Dicas de sites:
Oi Fernanda! Eu fiz um curso básico de Japonês há um tempinho e resolvi agora voltar a estudar por conta própria, pois sabe como é, se não praticar esquecemos tudo. Já que você esqueceu tudo, a dica é salvar as tabelas que coloquei aí no post e tentar recordar os hiraganas! 🙂
Beijos!
Ótimo post, Camile! Você está aprendendo japonês por conta própria ou faz curso também?
Eu havia baixado um jogo pro Nintendo DS há anoooos atrás, e tinha aprendido todos os hiragana… Esqueci tudo porque não pratiquei! =/