Eu acredito em sincronicidade. Mês passado (me refiro à outubro), fui na Saraiva e fiquei horas folheando uns livros sobre comunicação, marketing e mídias digitais, quando me deparei com Adeus Facebook. A capa bem trabalhada e as primeiras páginas me chamaram a atenção, mas acabei não comprando pois tinha outras prioridades. Os dias se passaram e decidi colocá-lo na minha wishlist literária, quando, no meio da aula de Planejamento Gráfico, meu professor o tirou da mochila pra mostrar à turma um exemplo de capa e me ofereceu emprestado: “quer ler? Você que gosta desses assuntos de mídias, tenho certeza que vai gostar”. Coincidências não existem, creio que o universo conspirou ao meu favor e que talvez aquele papo de lei da atração não seja tanto um blá blá blá.
Este livro é escrito pelo economista e empresário Jack London, pioneiro da internet no Brasil e criador do site Booknet.com.br, que depois virou o famoso Submarino. O livro tem 176 páginas e é uma compilação de artigos publicados na revista Pequenas Empresas, Grandes Negócios e aborda o tema do mundo digital. O que virá depois da pós-modernidade? Será mesmo que a internet está em expansão? Por que afirmar que Facebook ou Twitter não irão acabar se a quantidade de acessos está em declínio? Qual a melhor forma de empreender no meio digital?
Tais questionamentos e argumentos – todos baseados em estatísticas – me fizeram ler de uma vez só. Em apenas uma tarde o devorei, anotando algumas coisas que achei bem interessante. Ao mesmo tempo em que grandes estruturas estão se dissolvendo, há um espaço imenso pra criatividade no meio digital. A cada dia são criadas novas soluções para problemas do homem e o autor, inclusive, nos estimula a empreender. Por que não se aventurar e criar algo novo? Hoje jovens são capazes de programar, fazer sites e até mesmo criar empresas e este é um reflexo da nossa era atual, hiperconectada, na qual as barreiras parecem desaparecer aos poucos.
Adeus Facebook, portanto, é um livro que indico tanto aos estudantes de Comunicação (a maioria das faculdades oferece a disciplina de Mídias Digitais) mas também a todos que tenham curiosidade sobre internet, redes sociais, Facebook, Twitter e outros aplicativos. É um livro que me deixou de boca aberta em alguns momentos por não imaginar que tais estatísticas eram verdadeiras, e que nos faz refletir um pouco sobre o caminho que estamos percorrendo. Com certeza valeu à pena.
Título: Adeus Facebook
Autor: Jack London
176 páginas
[…] e o grupo de discussões do Vida Minimalista. Não existe rede social pra sempre (leiam o livro Adeus, Facebook!) e não podemos prever até quando ele será o grande império, visto que tem decaído muito o […]
fiquei com vontade de ler! já que ando trabalhando com isso, é possível que me ajude mto!
Bom dia Camile! AMEI seu post! Sou apaixonada por mídias digitais, formada em Rádio e TV, pós-graduada em Marketing e agora irei arriscar mais uma graduação em Produção Publicitária. Podem me chamar de doida, mas pensei e pensei e finalmente decidi! Espero que esta área esteja muito em expansão hehehe
Beijos
Ótimo!