Categorias: Escrevendo

A moda da depressão no Facebook

Com a enxurrada de páginas a serem curtidas no Facebook, eis que surgiu uma moda um tanto estranha: a depressão. Biologia da depressão, jornalismo da depressão, academia da depressão, o diabo a quatro da depressão. Mas afinal, por quê isso? Tudo bem, sei que atualmente um espirro pode virar um meme e qualquer fato pode se espalhar em uma proporção geométrica, mas a moda do depressivo parece ter feito sucesso. Criado com o intuito de criticar alguma vertente, o termo qualquer-coisa-da-depressão acabou tornando um grande ponto de encontro de pessoas que possuem alguma atividade em comum.

Muito criticado atualmente, o Orkut já possuía, em suas comunidades, essa característica de reunir pessoas com os mesmos interesses. Já com o Facebook, no qual há uma grande diferença entre seus grupos, até pelo formato e superficialidade das discussões, parece que o xxx da depressão surgiu como uma forma de suprir o que o velho Orkut provia, que era o de categorizar pessoas de acordo com suas comunidades, transferidas agora para as tão famosas – e estranhas – depressões. Estuda Educação Física? Há a página da Educação Física da Depressão. É Médico? Advogado? Planta chuchu na varanda? Pode procurar que certamente há uma depressão esperando por você.

Sim, é algo estranho, meio sem noção. E é no meio dos milhões de depressivos que continuamos a orkutizar o Facebook, cada vez entupindo mais a timeline dos coleguinhas com piadas que não provocam mais que um sorriso no canto da boca. Ou eu é que estou ficando velha demais.

#Depressiva

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 comentários

  1. nossa até que enfim achei uma explicação para essa onda
    de comunidades "da depressão" obrigada rs! Não sei se porque moro
    no exterior há bastante tempo mais alguns termos novos que ouço/ leio as vezes não entendo
    imediatamente o significado , a mesma coisa senti com a moda
    do " só que não" …