Categorias: Livros, Resenha

Can You Keep a Secret? – Sophie Kinsella

Depois de muito tempo sem escrever uma resenha, vou falar um pouco do livro que acabei de ler ontem: Can You Keep a Secret?, de Sophie Kinsella (O Segredo de Emma Corrigan, em português).

“Minha carreira é uma piada. Eu não sou uma empresária bem sucedida, eu não tenho uma equipe! Eu sou apenas uma assistente e acabei de sair de uma reunião importante que foi um grande desastre! Na maior parte do tempo eu não tinha ideia do que as pessoas estavam falando e eu não sei o que multi-logística significa! Eu nunca serei promovida (…) desculpe, você não quer ouvir tudo isso.”

Depois de um ano trabalhando na Panther Cola, e com a possibilidade de promoção, Emma é enviada à Escócia para representar a empresa num fechamento de parceria muito importante. Pra sua surpresa, nada ocorre como o planejado e ela vê sua carreira desmoronando. Apreensiva e desanimada, após tomar umas doses de vodca, pega o turbulento vôo de volta à Inglaterra. Com pânico e medo do avião cair, começa a falar desenfreadamente pro passageiro ao lado, contando todos os seus segredos. Ela só não esperava que esse executivo ainda apareceria muitas vezes em sua vida, e que ele se lembraria de todos os segredos que lhe foram revelados…
Confesso que esse foi o primeiro livro que li por inteiro em inglês, e em pouquíssimos dias. Já havia tentado Pride and Prejudice, mas a leitura se tornou cansativa e acabei abandonando. Com Can you Keep a Secret? foi diferente: Não conseguia parar de ler, apenas quando o sono me forçava a fechá-lo para dormir.
A narrativa é leve, em primeira pessoa. A personagem Emma Corrigan é uma garota inglesa comum, que sonha em ser promovida para aumentar sua autoestima junto à família e principalmente a uma prima esnobe, que sempre a humilha. Tem um namorado “perfeito” e divide apartamento com duas amigas. É divertido acompanhar suas confusões e principalmente suas confissões. A autora Sophie Kinsella, famosa com sua literatura Chick Lit parece mesmo ser boa em criar personagens de fácil identificação com seus leitores, que são principalmente mulheres.
Mas afinal, o que é Chick Lit?
Segundo Juliana, do blog Lost in Chick Lit, é vulgarmente chamado de “literatura de mulherzinha“, que retrata a mulher moderna, independente – ou em busca de – e com romances descontraídos. Com uma boa dose de humor, acaba agradando e conquistando cada vez mais as leitoras. Porém, há diferentes opiniões acerca do gênero. Muitos criticam este tipo de literatura, mas na minha opinião, acho que devemos conhecer um pouco de tudo. Como sou apaixonada por livros, o que cair na minha mão estou lendo, e confesso que para mim, o estilo literário que leio, depende um pouco do meu humor e do que estou vivendo no momento.
Sophie Kinsella
Editora: Dell
ISBN: 978-0-440-24190-4

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 comentários