Categorias: Cultura Celta

Feliz Mabon!

Mabon é um equinócio que marca a entrada do outono, no hemisfério norte. As tradições pagãs comemoram tanto pela “roda do norte”, que indica as estações do ano do hemisfério norte e seus festivais, quanto pela “roda do sul”, que seria a entrada da primavera, aqui no Brasil por exemplo.
Este ano estou observando os solstícios e equinócios de acordo com a tradição do norte. Ultimamente tenho me identificado demais com a cultura celta, e como o paganismo não possui dogmas nem regras rígidas, cada um é livre para praticar, ler, estudar, e adaptar de acordo com os próprios sentimentos e intuição.
Muitos me perguntam se eu sou Wicca, por usar um pentagrama no pescoço, observar os ciclos da natureza e gostar de tudo que é ligado à magia. Mas não, eu não sou, embora tenha grandes amizades que são. Gosto muito de ler sobre o assunto, frequento algumas reuniões, mas sou muito solitária nesse aspecto e não me enquadro em uma determinada tradição.
Para quem não sabe, paganismo não é uma religião, (muito menos pessoas não-cristãs como a igreja católica prega), mas sim um conjunto de diversas religiões antigas. Ser pagão é estar conectado à natureza, aos seus ciclos de nascimento-crescimento-morte e reconhecer como o princípio da vida a deusa, a mãe-terra ou mãe-natureza. Não sou uma especialista no assunto, mas tenho estudado bastante nos últimos meses sobre as tradições celtas, e cada vez me apaixono mais, principalmente sobre a história medieval, tema que tem me perseguido ultimamente, até na faculdade. 🙂
Sobre Mabon
Mabon é o equinócio de outono, também conhecido como Lar da Colheita. É o dia do descanso da colheita, no qual pagãos agradecem por tudo o que foi colhido durante o ano até o momento. É um dia de descanso, introspectivo, de reflexão e preparo para em breve, a entrada do inverno. Equivalente ao dia de ação de graças, esse sabbath é um ótimo dia para dedicar-se à casa, limpando, organizando, consertando objetos quebrados e abençoando o lar.
Com essa ótima energia, tirei o final de semana para uma grande arrumação do meu quarto. Removi objetos que não queria mais, separei várias sacolas de roupas para doação, modifiquei a disposição de alguns detalhes da decoração e comprei flores, muitas flores para alegrar um pouco o lar. Ainda que existam algumas pendências no meu quarto, senti o ambiente super leve, cheiroso e limpo, me dando mais energia para estudar, trabalhar e ler com tranquilidade. Também aproveitei a energia para tomar um banho de sal grosso com essência de alfazema, o que também ajudou muito na energização.
Pessoas normais vão ao mercado e acabam se empolgando comprando comida demais, ou até utensílios que não estavam planejados. Pessoas como eu, se empolgam com uma samambaia na promoção e volta pra casa com mais sacolas de plantas do que de comida. Prefiro ser essa mulher-samambaia!
Quero desejar um ótimo Mabon a todos que observam a roda do norte e um ótimo Ostara àqueles que comemoram pela roda do hemisfério sul.
Agora, não poderia escolher uma música melhor que Mabon, da banda Omnia, que eu tanto amo. Deliciem-se!
Omnia – Mabon

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 comentários

  1. Camile prazer !!! kkkkkkkkkkkkkkkkkk . . . que frescor e delícia é teu blog. encontrei por acaso e já adicionei ele aos favoritos . . . mas to pensando e escrever meus favoritos num caderno, porque toda vez que dá "pau" no note eu perco todos eles – uma coisa.
    Eu vou reformular meu blog . . . ou até mesmo refazer o coitadinho . . .porque tá que é pura poeira.
    mas vou continuar te seguindo por aqui.
    Bjus

  2. Adorei a nova cara do Camilando!! Aliás, feliz Mabon / Ostara super atrasado! É uma pena eu não ter a oportunidade de observar as estações na cidade onde moro. Não dessa forma. Noto que o ar fica mais fresco no que seria a primavera. Hoje mesmo, indo almoça depois da aula, senti-me tão leve, envolvida com o cheiro dos jasmins da universidade. As folhas das araucárias balançando, alguns pardais no ninho aqui e ali… VIDA! E vida é magia.

  3. Olá, Vandalu!
    Seja muito bem vinda, que bom que gostou do meu cantinho! Escreva sim, seus favoritos em um caderno pra não perder. Te dou toda a força com seu blog. Às vezes é ótimo mudar e tirar a poeira.
    Volte sempre =)

  4. Vida é magia, e mesmo que não consigamos observar as estações como gostaríamos, sempre há um jeitinho de nos conectarmos com as energias das estações. Eu estou comemorando Mabon e o tempo aqui no Rio está mais fechado, nublado, e ontem mesmo na faculdade enquanto eu lia em uma grande mesa de madeira, reparei que o chão estava coberto de folhas amareladas secas. Engraçado, né? =)