Categorias: Diário

Pobre violino…

Não sei se vocês lembram, mas eu falei por aqui que o estandarte do meu violino quebrou do nada. Ao abrir a caixa, me deparei com cordas esvoaçantes, um verdadeiro caos e a primeira impressão que tive foi que ele estava todo quebrado. Mas pra minha felicidade, apenas uma peça – a que segura as cordas – havia se partido.

O estardarte é feito de madeira, e só depois que vi um quebrado, me dei conta da fragilidade que ele é, para suportar tanta tensão das cordas. É ele que segura a base e tem o ajuste fino da afinação, depois de afinar pelas cravelhas no braço. Decidi então ir até uma loja de instrumentos no centro do Rio de Janeiro a fim de comprar outro, pra não ficar com meu queridinho parado sem uso no canto do quarto.

Ao analisar a peça quebrada, o vendedor me perguntou qual a marca do meu violino. Quando falei, ele não acreditou. Giannini é uma marca boa e aquela peça não parecia fazer parte dele. Falou também que parecia ser um standarte chinês que não combinava com o resto do instrumento, e por isso era mais frágil e então me mostrou a peça que deveria estar no meu violino e, pasmem, que diferença!

Muitos vendedores pegam um instrumento de uma marca melhor e trocam suas peças por outras de baixa qualidade. O comprador sem muita experiência vai ler que o instrumento é da marca X, mas não sabe conferir se suas peças são realmente originais. Infelizmente estamos vivendo em uma época em que passar a perna nos outros é sinal de esperteza, e eu, como não conhecedora de violinos, acabei comprando um Giannini, com peças chinesas (embora eu ainda ache que tudo, no final, vem da China). A questão é, pagamos algo de qualidade, mas os pequenos detalhes – que fazem a diferença – acabam sendo trocados por outros de qualidade inferior para aumentar o lucro da loja.

Não vou acusar sem saber ao certo se foi isso mesmo que aconteceu – embora pareça muito provável – mas se for, é uma pena que as pessoas, mesmo em pequenos detalhes, estejam querendo sempre tirar alguma vantagem. Quem anda na linha hoje parece sempre ser prejudicado.

O importante é que agora tenho um novo estandarte e logo arrumarei meu violino, para ensurdecer meus vizinhos que devem adorar ouvir meus agudos de principiante. E fica aí o alerta a quem esteja pra comprar um instrumento musical. Olho vivo! 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *