Categorias: Estudos, Organize-se

Dicas para o vestibular (pós-ENEM) e concursos

Hoje eu vou dar algumas dicas básicas pra quem já fez o ENEM mas ainda está concorrendo a vagas em outras universidades. Sei que muitos devem ter dado um gás total no Exame Nacional e acabou esfriando um pouco, mas ainda temos pela frente algumas outras faculdades públicas que não usam a prova do ENEM e outras particulares também que abrem o processo seletivo agora no final do ano.

Gás total!

Aqui no Rio de Janeiro, por exemplo, teremos em breve (dia 1/dezembro) a prova da UERJ. Muitos cursinhos se dedicam muito ao ENEM, fazendo vários tipos de projetos, reta final mas acabam aliviando quando já passou a prova. A dica que dou é pra vocês continuarem estudando no mesmo ritmo, pois falta muito pouco e compensa muito dar um gás final pra conseguir bons resultados. O diferencial é que muitos concorrentes estarão mais cansados (principalmente aqueles que foram bem) e deixarão de lado os estudos pra essas outras universidades que não participam do ENEM e isso significa menos concorrentes. Portanto, utilize sua última reserva de energia pra passar a frente dos candidatos preguiçosos. Não seja um deles!

Dois em um

Outra dica que dou é pra terem bastante atenção durante a prova. O tempo é o suficiente, e mesmo que seja uma prova discursiva, tente se concentrar em cada questão e colocar no papel o que você lembra. Nunca se esqueçam que muitas vezes, em uma prova discursiva, há mais de uma pergunta por questão e o erro mais comum é dos candidatos responderem uma delas apenas. Questões como cite e exemplifique possuem duas perguntas em uma só, então, cuidado!

Responda o que é pedido

Fiquem atentos também com as questões discursivas com as palavras “cite”, “explique”, “exemplifique”, “discorra sobre”entre outras. Se estiver escrito “cite 3 fatores que contribuíram para o fim da URSS”, é apenas para citar os três. Mas, caso a banca peça pra você explicar, não é apenas para escrever os três fatores. Acredite, pode ser uma dica boba, mas é muito comum o candidato perder pontos por ter apenas citado sem explicar. Portanto, fiquem atentos ao que pede o enunciado.

Estruture a redação

Se você precisa fazer uma redação, comum na segunda fase dos vestibulares e também em processo seletivo de faculdades particulares, gaste um tempo lendo os textos com bastante atenção e fazendo o planejamento da estrutura do seu texto. Utilize a folha de rascunho pra organizar em palavras-chave sobre o que você escreverá na introdução, seus argumentos e a conclusão. Você verá que fica muito mais fácil desenvolver os parágrafos se já temos a ideia do que será escrito. Apenas tome cuidado com o tempo e com o número de linhas. Em geral se pede que sejam escritas em torno de 25 linhas, o que dá tranquilamente 5 parágrafos de 5 linhas cada (Introdução + 3 argumentos + conclusão).
Espero que tenham gostado das dicas. Fiquem atentos pois darei várias outras ao longo da semana. Quero passar minha experiência de vestibulares a vocês, pois além de já estar na minha segunda faculdade pública, também fui monitora de português e redação em cursinhos de pré-vestibular. Qualquer dúvida ou sugestão para novos posts, basta pedir aqui nos comentários que prepararei um post especial para vocês.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *