Não tem como negar, quando queremos simplificar nossas vidas, precisamos de um projeto desapego: primeiro fazer uma grande seleção do que fica, e do que pode ir embora, seja doação a quem precisa, seja um simples clique na lixeira do smartphone.
Enfim, 2017 chegou e uma das metas pro ano é minimalizar novamente a minha vida. Com o tempo, acabamos consumindo, fugimos um pouco dos trilhos e num piscar de olhos – se não permanecemos atentos – voltamos a acumular. E, por mais que eu tenha consciência em relação ao que consumo sabendo escolher o que eu realmente preciso, nem sempre fiz boas escolhas, trazendo pra casa ou guardando no meio digital o que não era tão importante pra mim.
A verdade é que atualmente estou me sentindo pesada, e não tinha hora melhor para me dedicar ao projeto Leve por aí, que consiste justamente em deixar pra trás o que anda pesando na minha mochila da vida. Abaixo listo 10 tópicos que quero trabalhar bem este ano em relação ao desapego, declutter, minimalismo e bem-estar,
Meu projeto Desapego 2017 consistirá em:
- Fazer um declutter na minha vida digital (redes sociais, cadastros etc.)
- Organizar minha presença online (trabalho x blog)
- Tornar meu smartphone minimalista (apenas o que realmente preciso)
- Declutter dos meus livros (doações e vendas)
- Criar um armário inteligente (será um desafio, já que atuo em diversas áreas que precisam de vários estilos diferentes de roupas).
- Declutter da papelada
- Declutter e organização das fotografias digitais
- Reduzir sapatos
- Simplificar minha alimentação e torná-la mais saudável
- Estabelecer uma rotina matinal
Como vocês podem perceber, meu Projeto Desapego 2017 será mais ou menos parecido com os que eu já fiz ao longo dos anos desde que conheci a filosofia de vida minimalista. Navegando pelo arquivo do blog vocês podem acessar os anos anteriores e acompanhar minha história rumo ao minimalismo quando eu escrevia no blog Vida Minimalista.
Dica: Livros minimalistas
Alguns livros que li e que me ajudaram muito na minha transformação pessoal rumo ao minimalismo foram: A Mágica da Arrumação, Essencialismo, Walden, Menos é Mais, entre outros. Tem alguma sugestão interessante? Comente aqui no post! Para mais sugestões, visite a minha página de indicações.
]]>
Gostei da ideia! Que tal se vocês compartilharem por depoimentos a experiência e dicas? Posso abrir uma sessão com os relatos de vocês aqui ou pensamos em uma outra ideia! 🙂
Quem sabe poderíamos fazer um grupo do blog no Facebook para trocarmos relatos e experiências? ^^
Oi Muriel, nós temos o grupo Vida Minimalista que compartilhamos esse assunto, será que um novo grupo pro projeto seria bom ou deixamos tudo num espaço só?
Efeito Marie Kondo. Viu? Faz muito bem!
É muito bom desapegar! 🙂