Categorias: Tecnologia

Redes Sociais no Smartphone: como lidar?

Eu tenho um smartphone. Com ele posso reunir diversos dispositivos (convergência digital) em um único aparelho, tornando mais simples o meu dia-a-dia incluindo minhas redes sociais. Ali tenho, em qualquer lugar onde vou, minha caixa de emails, bloco de anotações, músicas que gosto, minhas redes sociais, uma câmera fotográfica e, de vez em quando, um telefone (eu odeio falar no telefone!)

Porém, com tanta facilidade das redes sociais ativadas, percebi que algo não muito bom estava acontecendo: nem sempre podemos dar atenção total a algo estando na rua. Às vezes um email precisa de mais atenção para ser respondido, ou de uma pesquisa mais profunda, e não conseguimos processá-los pelo smartphone.

Isso também acontece nas redes sociais e até mesmo com os blogs. Já aconteceu de eu ler uma mensagem de um leitor me pedindo uma sugestão que necessitava de uma pesquisa mais apurada na internet e quando eu chegava em casa não me lembrava da mensagem, pois não estava mais marcada como pendente e sim como lida, e como recebo um volume grande de mensagens, acabava se perdendo. E isso, para quem não me conhece, acabava parecendo que eu não me importei com a pessoa. E não é isso!

Será que vale a pena sabermos de imediato o que está chegando em nossas caixas de entrada se nem sempre podemos processá-las imediatamente?

Por outro lado, checar os emails e redes sociais na rua tem suas vantagens. Uma vez eu estava na rua e iria direto para a faculdade, quando recebi um email do professor pedindo desculpas pelo email em cima da hora avisando que não teríamos aula. Imediatamente todo o meu planejamento mudou e, estando na rua, fui resolver outras coisas que iria resolver apenas no dia seguinte. Se eu não tivesse checado meu email, teria ido pra faculdade e perdido um bom tempo pra saber algo que estava no meu email.

Como balancear isso? Será que podemos simplesmente desligar os emails, Facebook e Twitter dos nossos celulares? E se alguém enviar algo muito importante, como meu professor avisando que não teria aula?

Talvez o ideal seja tentar controlar a ansiedade e selecionar o que vamos ler. Eu queria realmente fazer um teste e desconectar meu celular enquanto estiver na rua, mas e se for algo importante?

Atualmente achamos que tudo é urgente e também cobramos urgência. Não conseguimos esperar por muito tempo. Já reparou a ansiedade que ficamos enquanto o computador está ligando? Enquanto o navegador da internet está abrindo? E um site que demora? Há pessoas que fecham o navegador se o site demorar mais que 10 segundos para carregar. Vivemos achando que não podemos perder tempo, reclamamos que todos nos cobram demais mas a verdade é que também cobramos agilidade.

A solução que encontrei foi a seguinte:

1) Desligarei o recebimento automático dos meus emails. Não quero mais meu celular toda hora vibrando na minha bolsa me avisando que mais uma mensagem chegou. Quando eu puder, na rua, atualizarei minha caixa de emails e verei, pelo tópico se é algo urgente. Se não tiver nada, não os abrirei. Sei que é difícil conviver com o ícone de “10 emails não lidos” mas adianta lermos se raramente podemos tomar uma atitude sobre eles na rua?

2) Tentarei (me cobrem) desconectar meu facebook do celular. Se eu estou jantando com a minha família, eu quero jantar com a minha família e não com mais 100 contatos do Facebook. Se eu estou com amigos, eu quero estar com eles, presente, não com meus contatos do Facebook. Se eu estou com meus contatos do Facebook, eu quero estar ali, em casa, dedicando aquele tempo para matar a saudade de quem está longe e tenho apenas a rede social para conversar. Cada um em seu tempo, sem misturar.

3) Quando eu estiver em casa, reservarei um tempo para processar meus emails (todos), responder os comentários do blog, interagir com o grupo do blog, atualizar as redes sociais e conversar com amigos online. Mas esse tempo será apenas para isso.

Acho que, com essas medidas conseguirei ter mais foco e darei uma atenção melhor a todos. Afinal, se classificamos tudo como urgente, nada será urgente, concordam?

E você, tem smartphone? Como lida com todas as possibilidades de interação que esse aparelhinho nos proporciona?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

9 comentários

  1. Foi justamente isso que eu fiz, desactivei a opção de aviso automatico de novos e-mails, quando quiser saber se há novos vou ver e pronto. Também desinstalei a aplicação do facebook do telefone, basta ver no computador. Afinal não preciso de estar sempre ligada não é?

    1. Ana, ontem passei o dia sem ver emails no celular e com o facebook desconectado e fez uma grande diferença! Não precisamos mesmo estar totalmente ligadas o tempo todo =]

  2. É bem isso, eu tenho smartphone há algum tempo e já desconectei meu e-mail faz muito tempo. Como minha mãe diz, se for importante a pessoa dá um jeito (exceto pelo caso do professor, eu tive um caso muito parecido e acabei perdendo viagem, fui pra faculdade e como estudo em outra cidade e vou de van, tive que esperar a van pra voltar, senti muita raiva nesse dia). De qualquer forma, não recebo tantos e-mails importes assim. Mas, o telefone com redes sociais se tornou fundamental na minha vida internetesca (?) rs
    A minha vida neste último um ano e meio veio sendo MUITO difícil e corrida ou eu via minhas redes sociais pelo telefone ou apenas nos fins de semana. Porque nunca tive forças o suficiente pra chegar em casa 0hs e ainda ligar o note/pc pra checar o que tinha ocorrido. rs
    Enfim!
    É isso.
    Beijos

    1. Joyci, estou feliz que você veio aqui conhecer o blog!
      Olha, no seu caso é bem útil ter as redes sociais no celular. Como você não tem tempo de vê-las em casa, no seu tempo livre é bom checar no smartphone. Mas no meu caso é bem complicado. Em casa estou nas redes sociais e quando saio… checo as redes sociais. Aí não dá! haha
      ou um ou outro e optei por ver apenas em casa mesmo.
      Mas ainda estou em período de testes. Pelo menos ontem já deu certo!
      Abraços!

  3. Tô mais radical ainda: desativei minha conta do facebook totalmente( nem no computador olho mais) pq aquilo já estava me tirando o foco em várias situações. O fim da picada foi quando meu marido me levou pra uma praia linda, lua cheia, comidinhas etc… E eu fiquei respondendo notificações da minha timeline ao invés de aproveitar aquele momento único com a pessoa mais importante de todas pra mim. Agora to radical: só uso a net do smartphone pra ver e-mails ( uma vez ao dia) e pesquisar algo no google. Fora isso, fica na bolsa. No início foi difícil, mas hj sinto q estou muito mais feliz assim!

    1. Que legal, Fer! Queria muito fazer isso, mas o Facebook me traz algumas facilidades de comunicação (ainda mais na área do jornalismo). Queria poder fazer isso, mas agora, com o grupo do Vida Minimalista no facebook, não posso abandonar completamente, mas reduzi bastante minhas entradas por lá (e alguns amigos estão achando que não estou dando atenção…)
      Parabéns pela sua decisão, deve ser libertador!

  4. Descobri hoje seu blog, ao procurar inspirações para viver de forma minimalista.
    Estou AMANDO!
    Você escreve muito bem, e adorei seus textos.
    Parabéns!!

  5. É muito simples balancear,basta ter um e-mail para trabalho,e receber as atualizacoes dele se realmente for necessario,mas receber atualizacao do e mail particular e facebook é um horror,e o pior é que isso se tornou normal. Tem coisa mais constrangedora e desrespeitosa do que estar conversando com alguem e a pessoa parar a conversa para checar atualizacoes? Mas o grande problema é que isso não é considerado falta de educacao.Lamentavel.