Categorias: Turismo

5 lugares da Galiza que eu quero conhecer

Estou aprendendo muito sobre a Galiza nas minhas aulas da UERJ de galego. Peguei logo 3 disciplinas, pra aprender tudo de uma só vez e estou cada vez mais encantada. Aprendemos sobre Literatura, Cultura e Língua e hoje resolvi compartilhar parte da primeira aula que tive, mostrando alguns lugares históricos e muito belos do lugar. Segue uma pequena descrição que escrevi:

Situada no noroeste da Península Ibérica, a região da Galiza guarda uma história incrível. Com uma cultura originária dos povos celtas, ainda mantém viva uma tradição composta de festas folclóricas, arquitetura medieval e uma paisagem exuberante e verde, característica da região.

A Galiza é uma comunidade autônoma espanhola, na qual abrigou o Reino de Galiza e a Galaécia do século V ao XIX, tendo como capital hoje a famosa cidade Santiago de Compostela que possui um estatuto especial dentro da província de Corunha.
Formada pelas províncias de Corunha, Lugo, Ourense e Pontevedra, é conhecida por sua cultura megalítica, na qual foi a primeira comunidade a construir estruturas arquitetônicas relacionadas ao sentido religioso, com o culto aos mortos como uma ligação entre o homem e os deuses.
Veja agora fotografias dos 5 lugares que acho mais bonitos da Galiza e que certamente irei conhecer um dia. Quem sabe numa das viagens pelo mundo afora com minha amiga Vivi…
1. Castro de Baroña
Castros eram construções antigas, que possuíam telhados de palhas. Eram geralmente cercados com um grande muro de pedras e ali se encontravam dezenas de casas como mostradas na foto acima. Hoje, o que restou são as ruínas dessas construções, apenas as paredes de pedras, já que os telhados de palha não suportaram o tempo. Essa foto mostra o Castro de Baroña e a foto foi retirada daqui.
2. Muralha de Lugo

As Muralhas de Lugo são as únicas e mais antigas muralhas do Império Romano ainda de pé. Pelo que podemos perceber na foto, ela encontra-se em meio urbano e totalmente preservada. Foto retirada daqui.
3. Igreja da Ilha da Toxa
Situada na província de Pontevedra, a Ilha da Toxa possui uma igreja com sua fachada inteira coberta de conchas de vieiras, principal símbolo do Caminho de Santiago. Podemos ver na foto abaixo detalhes da parede.
Ambas as fotos foram encontradas aqui.
4. Dolmen de Axeitos (Ribeira)
Datado de, em média, 6 mil anos, o Dolmen (estrutura semelhante ao do Stonehenge) é do período Neolítico e sua construção tem ligação religiosa. Segundo historiadores, o Dolmen mantinha a função funerária do período neolítico, de enterrar seus mortos para que pudessem continuar suas vidas. Dizem ainda que naquela época era coberto de terra, possuindo então uma estrutura de covas e que armazenou os corpos das figuras mais importantes da época. A foto foi retirada daqui.
5. Burgas de Ourense
Ourense fica localizada em um vale que antes era a cratera de um vulcão. Devido a essa estrutura, possui caldas, que são fontes de águas quentes e sua arquitetura é resultado de diversas construções desde o século XVII até os dias atuais. A região recebe turistas e é conhecida por suas diversas termas. A foto é daqui.

**

Sem dúvida é um lugar que pretendo conhecer um dia, tanto pela sua beleza quanto pelo passado celta que tanto me interessa. Como estou fazendo o curso de cultura, língua e literatura galega, podem ficar certos de que vocês verão muitas curiosidades sobre essa região.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *