Categorias: Organização

Como organizar arquivos de fotos

Como organizar fotografia digital | Vida Minimalista

Final do ano chegando e mesmo que datas sejam apenas convenções, sempre me animo pra encerrar um ciclo com tudo em dia. Nessas últimas semanas arrumei meu quarto, fiz faxina, reorganizei meus livros (é importante de tempos em tempos tirar a poeira e folhea-los pra arejar) e hoje aproveitei um tempo livre pra organizar minha pasta de fotos do computador.

Em 2013 decidi organizar as fotografias digitais de uma maneira diferente. Já contei aqui no blog que arrumar pastas por mês tem me ajudado muito na hora de passar as fotos pro computador e também encontrá-las. Tenho prós e contras, mas aos poucos vou encontrando o que melhor se adapta a mim. Como sempre falo, tenho muitas porque sou apaixonada pela fotografia (sabe aquele parente que sempre leva a câmera pras festas?) e acabo ocupando boa parte – ou a maior parte – do meu HD com esses arquivos. Por causa desse grande volume, optei por organizá-las por ano e mês.

Prós

  • Quando descarrego as fotos, já sei em que pasta colocá-las. Não tem erro.
  • Quando encontro algum arquivo solto, vejo em sua informação (EXIF) qual a data que foi feita e coloco na pasta do mês correspondente.
  • É mais fácil de abrir uma pasta e olhar quais eventos ocorreram no mês.
  • Foto solta, sem fazer parte de um grande evento, não precisa ser categorizada, apenas a coloco na pasta do mês.

Contras

  • Quando preciso encontrar uma foto e não sei em que mês ela foi feita, preciso procurar em cada uma das pastas.
  • Um mês pode conter fotos demais, dificultando encontrar alguma específica.

Ainda estou pensando como melhorar o arquivamento das fotografias digitais, mas enquanto não encontro o método perfeito, peguei uma caneca de chá e fui vistoriando, pasta por pasta, o que poderia ser deletado e mantendo apenas as fotos apresentáveis. Não fiz um declutter minucioso, apenas olhei superficialmente e fui deletando, sem dó o que eu jamais usaria.

O que apago:

  • Fotos borradas/tremidas
  • Fotos duplicadas
  • Fotos muito parecidas
  • Fotos mal enquadradas
  • Fotos que não dizem nada (de que adianta ter uma foto de areia?)

Com esse declutter superficial, consegui reduzir bastante o número de fotografias armazenadas no meu computador. Foram embora 2Gb de fotos lixo, que não serviam pra nada. Considerando que minha pasta tinha 10Gb de fotos do ano inteiro, achei uma redução pequena, mas como eu disse, foi bem superficial, sem analisar cada uma delas de forma mais profunda.

Me sinto mais leve com esse declutter, pois de nada adianta mantermos arquivos em nossos computadores que não servem para nada. Se eu tiver que mostrar algumas fotografias pra amigos ou família, aquelas que deletei não farão falta.

Agora estou pensando em alguma forma de fazer backup nas nuvens. Não confio muito em usar apenas meu HD externo, já que há alguns meses ele foi infectado por um vírus e quase perdi tudo. Estou entre utilizar o Flickr, abrindo uma conta privada pra guardar todas as fotos de 2013 (para testar) ou utilizar o Google. Alguma sugestão? Como vocês guardam suas fotos?

]]>

Categorias: Comportamento

Quem é você?

universo-planeta-terra

Todos sabemos que a única certeza que temos na vida, é que um dia morreremos. Infelizmente essa é uma realidade dura e embora a medicina esteja muito avançada, ainda estamos longe de obtermos a imortalidade do nosso corpo físico.

Não irei me prolongar muito neste post, pois o que preciso falar é simples e direto. Talvez a sinceridade das palavras funcionem melhor sem rodeios, então deixarei três questionamentos a vocês e espero que provoque uma reflexão sobre suas vidas. Se precisarem, peguem papel e caneta e escrevam seus pensamentos sobre o assunto:

1. Se você morresse hoje, o que você fez da sua vida? 

2. Por que ainda não está fazendo o que sempre sonhou?

3. Tem orgulho da pessoa que você é? O que te impede de ser essa pessoa que você gostaria de ser?

Muitas vezes sonhamos com algo mas colocamos impedimentos. Será que o verdadeiro sentido da nossa vida está na rotina em que vivemos? Será que não há uma grandeza maior? Pensem, reflitam e busquem a resposta, pois eu tenho certeza que lá no fundo vocês sabem o que devem fazer, embora algumas vozes internas sempre tentem te fazer desistir.

Não está cedo demais, não está tarde demais, pois a hora é agora. É hoje que você deve começar a repensar em sua existência e buscar seu caminho. Jamais se arrependa de arriscar. Jamais deixe de correr atrás de seus sonhos por medo. Jamais deixe que te digam que você não é capaz.

Vamos começar a riscar das nossas vidas tudo o que nos atrapalha a chegar onde desejamos? 

]]>

Categorias: Artesanato, Dicas, Home Sweet Home

Reaproveitando caixas para guardar trecos

Ultimamente eu tenho andado inspirada pra organizar meu quarto, minhas coisas e experimentar novas decorações, e pra começar o mês da inspiração – não sei se tem a ver com o natal – em vez de jogar uma caixinha de sabonetes fora, resolvi forrá-la com papel presente pra guardar trecos. Ah, vai, mesmo tentando o caminho minimalista, sempre vamos ter coisinhas fora do lugar, que cabem certinho em uma caixa dessas de sabonete, perfume ou outros produtos.
Não deu trabalho nenhum, apenas peguei cola, tesoura, papel de presente (de pandas) e a caixa. Em alguns minutos ela já estava com outra cara e passou a guardar meus post-its variados que não tinham lugar certo e viviam por todos os cantos. Eu amo post-its, uso muito em livros, pois alguns prefiro não escrever neles e também nos cadernos da faculdade. Qualquer dia mostrarei a vocês como me organizo.
O que eu fiz foi super simples. Cortei as abas da caixa que estavam sobrando e cortei um pedaço grande de papel de presente. Passei cola primeiro em baixo e fui colando o papel primeiro ali, na base. Depois passei cola nas laterais enquanto ia encapando a caixa toda. Por último deixei a parte interna, que recortei um retângulo do tamanho certo pra cobrir a parte de dentro. Dá pra ver algumas bolhas, mas já sei que na próxima vez devo usar um pincel pra espalhar a cola. Fica mais lisa a superfície e não deixa ar.
Ainda estou desenvolvendo minha sensibilidade artística, espero melhorar cada vez mais. Agora pretendo aprender mais trabalhos manuais e reaproveitar embalagens que geralmente vão pro lixo. Reutilizar e reciclar objetos é uma atitude ecológica, além de economizar dinheiro que compraríamos em lojas o que podemos fazer em casa (e com a nossa cara).